sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Meus Hábitos de Leitora

  • Todo mundo sabe que sou apaixonada por livros! Tenho por eles todo um apego sentimental. E livro pra mim tem que ser livro mesmo! Impresso no papel! Pra eu poder carregar comigo pra onde for, pra ler deitada na cama, no intervalo da aula, pra poder grifar as minhas partes favoritas. Não sei ler no computador! 
  • Eu amo ler deitada, ao contrário de todas as recomendações! E ler normalmente me tira o sono, ao contrário do que todo mundo diz. 
  • Morro de ciúmes dos meus livros! Não sou de emprestar pra qualquer um, não! E tomo todo cuidado com os que me emprestam, da mesma forma que gostaria que tomassem cuidados com os meus. Tenho vontade de esganar quem pega um livro meu e me devolve amassado ou cheio de orelhas... uhhg. 
  • Eu sou um perigo dentro de uma livraria. Entro querendo comprar 1, saio com 2 e descubro que quero pelo menos mais uns 4! Amo dar livros de presente! E adoro ganhar livros também. (Se quiser me dar algum de presente, é so escolher um daqui)
  • Eu tenho mais livros que lugar pra eles e fico em pânico quando alguém me diz que eu devia me desfazer deles. Meu sonho é um dia ter uma biblioteca só pra mim. 
  • Às vezes compro livros que eu já li, mas que não eram meus, só pelo prazer de tê-los e poder reler minhas partes favoritas quando eu quiser. Eu releio meus livros favoritos – alguns já perdi as contas de quantas vezes eu li. 
  • Na única prateleira do meu quarto, organizo os livros por tamanho e por autor. Eu tenho pensando cada dia mais nos planos de reforma tão adiados do quarto e a necessidade urgente de prateleiras resistentes! 
  • Acho tão estranho quando alguém não tem livros ou diz que não gosta de ler. 
  • Eu tenho uma amiga que, antes de começar a ler um livro, lê o final pra vê se vale a pena. Nunca entendi qual é a lógica disso, se o que faz a gente saber se o final valer a pena é conhecer a história. Acho que alguns livros valem mais pelo meio que pelo final. Como numa viagem onde o que conta é o caminho e não o destino. 
  • Tenho um outro amigo que sempre quer me contar o final dos livros (e dos filmes). Porque tem gente que não sabe fazer sinopse sem spoilers? 
  • 'Não gosto de leituras do tipo Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, e historinhas de vampiros ou outros bichinhos do mal.' Não gosto de livros de ‘auto-ajuda’, embora não me deixe levar por rótulos. 
  • Eu gosto de livros bons (ainda que ‘ser bom’ seja um conceito altamente subjetivo). Eu não me prendo a um estilo ou uma escola literária. Aprecio a diversidade. Leio dos romances da literatura nacional às distopias políticas de Orwell ou Huxley. Acho que cada estilo tem sua beleza, tem um porquê de ser.
  • Eu leio livros infanto-juvenis e acho que às vezes eles são mais inteligentes e críticos que muito dos best-sellers modinha. 
  • Não sou de escolher um livro pela capa. Mas fico com vontade de ler alguns só pelo título, às vezes sem nem saber de que se trata. 
  • Diferente de 'Alice', sempre preferi livros sem figuras ou ilustrações. Sempre gostei de poder imaginar a história e os personagens do meu jeito, seguindo as descrições do autor. 
  • Amo conversar sobre livros! E sinto muita falta do meu companheiro oficial de leitura que passava horas no telefone comigo resenhando cada capítulo que a gente lia! Tenho preguiça de escrever resenhas, por que sempre tenho tanto pra falar... 
  • Ando com saudades de ler um bom livro. Tenho me permitido ser sugada pelas milhões de coisas da faculdade pra ler e tenho deixado o hábito de ler só por prazer meio de lado. Mas já estou dando um jeito nisso...
Recomendo Livros, de Caetano Veloso como trilha sonora perfeita!
__________

Eu acho que não sou tão boa em escrever resenhas, mas a Carol é! 
Eu amo as resenhas dela e ela vive me dando dicas de bons livros. #ficadica 
Detalhe.. a idéia desse post também veio dela e eu aceitei a sugestão.
 Ah.. O blog da Carol ta concorrendo pra virar livro. 
To louca pra ter o Expresso pra Dois aqui na minha estante. 
São os último dias pra votar. Me ajuda e vota nela clicando aqui!

Um comentário:

  1. Oh minha flor que bom receber teu comentário no meu blog!
    Tu disse que chegou nele por indicação? E eu posso me intrometer um pouquinho e perguntar se tu lembra onde viu sobre ele?
    E de acordo com teu post, concordo com tudo e apesar de conseguir ler no computador, nada substitui o bom papel grifado.
    Beijos e beijos, volte sempre.

    ResponderExcluir

Solta o verbo!